Eu quero doar óvulos
Doar óvulos é dar a possibilidade a outra mulher de concretizar o sonho de ser mãe.
Uma única doação de óvulos pode ser o início de uma nova família tão desejada por uma mulher que não consegue engravidar naturalmente com os seus próprios óvulos.
Existem diversas situações que podem levar uma mulher a necessitar de óvulos doados:
- Tratamentos de doenças oncológicas que podem causar infertilidade
- Menopausa precoce
- Má qualidade ovocitária ou insucesso repetido em ciclos anteriores de tratamentos de fertilidade
- Insuficiente reserva ovárica
- Risco de transmissão de doença genética/hereditária
A doação de óvulos
Para estas mulheres, a única forma de concretizarem o sonho de gerar e dar à luz uma criança é a doação de óvulos por parte de uma mulher jovem e saudável.
A doação de óvulos é legal em Portugal e determina que os dadoras nunca possam ser consideradas como progenitoras das crianças nascidas da sua doação (Lei 32/2006).
A doação não afecta a sua fertilidade futura, pois apenas vai doar alguns dos milhares de óvulos que tem neste momento.
Posso ser dadora de óvulos?
O programa de doação da AVA Clinic tem, como princípios fundamentais de conduta, o respeito pelos princípios legais, éticos e médicos para com todos os envolvidos – dadoras e recetoras.
Se é saudável, tem mais de 18 e menos de 34 anos e não tem doenças graves na sua família, então, pode ser dadora de óvulos na AVA Clinic.
Todas as consultas e exames que realizar serão gratuitos e, por ser uma dadora, terá direito a uma compensação financeira pelos custos, deslocações e tempo despendidos na doação (Despacho 5015/2011 do Ministério da Saúde).
As dadoras de óvulos da AVA Clinic raramente realçam a compensação financeira, mas referem que o ato de doar lhes traz uma grande satisfação pessoal.
Quero doar óvulos na AVA Clinic. Como posso fazê-lo?
A AVA Clinic foi o primeiro centro de fertilidade português a iniciar um programa de doação de óvulos. Temos uma vasta experiência com este processo e um dos nossos principais objetivos é garantir que as nossas dadoras o finalizem completamente satisfeitas com a sua doação. Este é um objetivo que tem sido sistematicamente referido nos inquéritos de satisfação pelas nossas dadoras.
O ato de doar nunca será esquecido e as mulheres que recorrem à doação de óvulos referem frequentemente a sua eterna gratidão para com a sua dadora.
Se está interessada em ser dadora de óvulos na AVA Clinic, ou se ainda necessita de clarificar algumas dúvidas sobre o processo de doação, fale connosco. Agende uma conversa, sem compromisso, pelo telf. 213 245 000 (chamada para rede fixa nacional) ou através do e-mail info@avaclinic.pt.
Como vai ser o meu processo na AVA Clinic?
1. Consulta de Aconselhamento Psicológico
Para que possa iniciar um ciclo de doação de óvulos, o seu primeiro passo na AVA Clinic será comparecer a uma consulta de aconselhamento psicológico. A finalidade da consulta é a compreensão de todos os aspetos com vista a poder prestar um consentimento informado. Nesta entrevista são abordados aspetos relacionados com a motivação e implicações sociais, éticas e legais inerentes associadas à doação. Por outro lado, são providenciadas as informações gerais sobre o processo de doação.
Não se realizam testes psicotécnicos nem existe seleção das dadoras com base nas características de personalidade.
2. Consulta de Ginecologia, exames e análises
Após a sua consulta de aconselhamento psicológico, caso pretenda prosseguir com o processo de doação e não existam fatores que desaconselhem a doação, será marcada uma consulta com um dos nossos médicos. Para determinar se é saudável, será efetuado um exame ginecológico completo que permite confirmar a normalidade do seu aparelho reprodutor.
Durante o processo, serão realizadas análises para despistar a existência de doenças genéticas e hereditárias conhecidas, bem como para a deteção de anomalias cromossómicas que possam ser transmissíveis. Serão ainda requisitadas várias análises sanguíneas, nomeadamente para confirmar a inexistência de hepatite B, hepatite C, HIV, HTLV e Sífilis.
Os exames e análises efetuados vão averiguar o seu estado de saúde ginecológica, mas também lhe permitem obter informação sobre a sua fertilidade e potencial para engravidar mais tarde.
Após a realização dos seus exames e análises, caso tenha sido considerada elegível para iniciar um processo de doação de óvulos, passará a fazer parte da nossa lista de dadoras de óvulos.
3. Estimulação dos ovários
Sem medicação, o ovário feminino liberta um óvulo em cada ciclo. Neste tipo de tratamento, o objetivo é podermos recolher vários óvulos no mesmo ciclo. Assim, aumentamos as probabilidades de sucesso dos tratamentos com recurso a óvulos doados. Para que tal aconteça, os seus ovários precisam de ser estimulados e isso vai ser conseguido através da toma de medicação hormonal, que é aplicada de forma subcutânea (de forma semelhante à aplicação de insulina).
Estas injeções (que poderão ser diárias) serão dadas por si durante um período que pode durar até cerca de 12 dias. Este processo, embora possa parecer difícil e complicado, não é na realidade mais do que ligeiramente desconfortável. Se tiver alguma dificuldade com este processo, a nossa equipa de enfermagem estará sempre disponível para a acompanhar e ajudar no que necessitar.
Durante este período de estimulação ovárica será também necessário visitar a nossa clínica a cada três dias para que o crescimento dos seus folículos (“bolsas” cheias de líquido onde crescem os seus óvulos) seja controlado ecograficamente. A qualquer altura, o seu protocolo poderá ter que ser corrigido e as doses hormonais poderão sofrer alterações e, portanto, este controlo ecográfico torna-se essencial para o sucesso do tratamento.
É aconselhável manter abstinência sexual (ou ter relações sexuais protegidas) a partir do 8º dia, pois o risco de gravidez é muito elevado
4. Colheita dos óvulos
Assim que os seus folículos atingirem o tamanho ideal, a sua punção ovárica será programada e os seus óvulos serão colhidos. Este procedimento dura cerca de 15 a 20 minutos e não é doloroso, uma vez que é feito sob sedação na presença de um anestesiologista.
Os óvulos colhidos são depois levados para o laboratório, onde serão tratados pelos nossos embriologistas em condições ideais para uso futuro num tratamento de procriação medicamente assistida.
No dia da sua punção ovárica apenas precisa de estar na clínica cerca de três horas para recuperar desta intervenção e poderá até voltar à sua rotina habitual assim que sair da clínica (com as devidas exceções que o seu médico possa indicar).
Provavelmente terá uma menstruação cerca de uma a duas semanas após o dia da sua colheita de óvulos. O seu sistema hormonal e o seu ciclo menstrual voltarão agora rapidamente ao normal.
5. Consulta de avaliação após a doação
Um mês após a concretização da doação é feita uma consulta médica de seguimento e avaliada a sua satisfação com o processo de doação.
O seu processo de doação termina aqui. No entanto, segundo a legislação portuguesa, poderá doar um máximo de quatro vezes, se assim o pretender.
A equipa da AVA Clinic e seguramente a mulher que acabou de ajudar ficará eternamente grata pelo seu gesto. Obrigado!
Entre em contacto
Contacte-nos para falar sobre a doação dos seus óvulos.