Fertilidade Feminina

Na AVA Clinic é possível fazer a criopreservação de óvulos
Se ainda não está na altura de começar a pensar em ter filhos, esta solução dá-lhe a possibilidade de esperar pela altura ideal.

Criopreservação de óvulos
A Criopreservação de óvulos como forma de preservar a sua fertilidade é uma solução adequada:
- Se está preocupada com o decréscimo de qualidade dos seus óvulos (está comprovado cientificamente que a qualidade ovocitária decresce a partir dos 35 anos);
- Se está a passar por uma situação de doença oncológica e precisa de proteger os seus óvulos dos tratamentos que poderão afetar o seu sistema reprodutor;
- Se sofre de alguma condição médica que afete diretamente a sua reserva ovárica e que possa afetar a sua fertilidade no futuro;
- Se precisa de adiar a maternidade por motivos profissionais;
- Se emocionalmente não se sente preparada para engravidar;
- Se ainda não atingiu a estabilidade financeira ideal;
- Se ainda não encontrou o parceiro/a ideal.

Preservar a Fertilidade Feminina
FAQ's
Como se faz a criopreservação dos óvulos?
Os protocolos de tratamento para a criopreservação dos óvulos consistem, inicialmente, na estimulação dos ovários com hormonas específicas para que os óvulos cresçam no ovário. Sem medicação, o ovário feminino liberta em cada ciclo um óvulo.
Num tratamento para criopreservação de óvulos, o objetivo é podermos recolher vários óvulos no mesmo ciclo. Para isso, os seus ovários precisam de ser estimulados, o que é conseguido através da toma de medicação hormonal injetável. O controlo desta resposta é feito por ecografia e é calculado o dia para a colheita dos óvulos por punção ovárica. De seguida, a nossa equipa de embriologistas procede à criopreservação dos seus óvulos (congelamento a -196ºC) utilizando a técnica de vitrificação.
Quanto tempo podem estar criopreservados os óvulos?
Não há limite temporal para a criopreservação dos óvulos, tal como acontece com a criopreservação de esperma. Os óvulos podem manter-se congelados por tempo indefinido. Atualmente existem já tratamentos descritos em que os óvulos teriam sido criopreservados há mais de 15 anos. Segundo a legislação portuguesa, a criopreservação de óvulos é feita por um período de cinco anos renováveis, caso este seja o desejo da paciente.
Há certeza de uma gravidez com óvulos criopreservados?
A gravidez não é uma garantia, mas é possível depois do descongelamento dos óvulos. Estes são fertilizados com os espermatozoides em laboratório e, depois, é feita a transferência dos embriões para o útero. Com as técnicas atuais, cerca de 85/90% dos óvulos resistem ao processo de descongelamento. Estes procedimentos têm atualmente uma taxa de sucesso muito próxima dos tratamentos de Procriação Medicamente Assistida (PMA) com óvulos a fresco.
Como fazer para criopreservar óvulos na AVA Clinic?
Se tem dúvidas sobre o processo de criopreservação de óvulos contacte-nos diretamente e teremos todo o prazer em esclarecer qualquer dúvida. Se estiver interessada em fazer a criopreservação na AVA Clinic será apenas necessário agendar uma consulta com um dos nossos médicos especialistas para planeamento do seu tratamento.