Preservar a Fertilidade Masculina
Na AVA Clinic é possível fazer a criopreservação de esperma
Desta forma, poderá adiar o seu projeto de paternidade, preservando a sua fertilidade.
Criopreservação de esperma
Tal como para a preservação dos óvulos, a criopreservação de esperma permite preservar a sua fertilidade em diversas situações:
- Se vai efectuar uma vasectomia;
- Se está a passar por uma situação de doença oncológica e precisa de proteger os seus espermatozoides dos tratamentos que poderão afetar o seu sistema reprodutor;
- Se sofre de alguma condição médica que possa afetar a sua fertilidade no futuro;
- Se vai realizar tratamento de PMA mas vai estar ausente do país no dia da inseminação dos óvulos da sua parceira;
- Se vai realizar tratamento de PMA mas tem dificuldade em produzir uma amostra de esperma num dia definido para a inseminação dos óvulos da sua parceira;
- Se possui uma contagem reduzida de espermatozoides no seu ejaculado, os nossos embriologistas poderão sugerir-lhe a criopreservação de esperma como forma de garantir a preservação dos seus espermatozoides para um futuro tratamento de PMA;
- Se possui uma infeção viral (HBV; HCV; HIV; HTLV) e vai realizar um tratamento de FIV/ICSI na AVA Clinic será necessário lavar e criopreservar o seu esperma para análise e confirmação de negatividade da sua amostra;
- Se é pessoa transgénero e vai iniciar terapia hormonal e quer preservar espermatozoides para uso futuro em tratamentos de Procriação Medicamente Assistida (PMA).
Preservar a Fertilidade Masculina
FAQ's
Como se processa a criopreservação de esperma?
O esperma é criopreservado após uma dádiva de esperma. Esta dádiva é feita por masturbação na total privacidade de um quarto específico para esse efeito. De seguida, a nossa equipa de embriologistas faz a criopreservação do seu esperma (congelamento a -196ºC) utilizando meios de criopreservação específicos para esperma. Se tiver dificuldade em providenciar uma amostra de esperma por masturbação também é possível obter espermatozoides através de uma biópsia testicular.
Quanto tempo pode estar criopreservado o esperma?
Não há limite temporal para a criopreservação do esperma, tal como acontece com a criopreservação de óvulos, podendo manter-se criopreservado por tempo indefinido. Segundo a legislação portuguesa, a criopreservação de esperma é feita por um período de cinco anos renováveis, caso o paciente assim o pretenda.
Quantas dádivas é recomendável efetuar para a criopreservação?
Normalmente, aconselhamos armazenar no mínimo duas dádivas de esperma. No entanto, o paciente terá a possibilidade de discutir essa questão numa consulta prévia em que se avalia qual o número adequado para o seu caso em específico.
Há certeza de uma gravidez com esperma criopreservado?
A obtenção da gravidez é possível após o descongelamento do esperma, que pode ser utilizado em tratamentos de PMA (FIV ou ICSI, conforme a qualidade da amostra de esperma criopreservada).
Os tratamentos de PMA com utilização de esperma criopreservado garantem taxas de sucesso bastante aproximadas aos tratamentos utilizando esperma a fresco. No entanto, se decidir fazer a criopreservação de esperma na AVA Clinic terá sempre uma consulta prévia com um dos nossos médicos para esclarecimento de todas as opções e possibilidades de um futuro tratamento de PMA.
Como fazer para criopreservar esperma na AVA Clinic?
Se tem dúvidas sobre o processo de criopreservação de esperma contacte-nos diretamente e teremos todo o prazer em esclarecer qualquer dúvida e dar-lhe todas as indicações prévias à criopreservação do seu esperma.