Quero ter um filho
Com o meu parceiro
Está a tentar engravidar com o seu parceiro sem sucesso?
Não é caso único, isso acontece a milhares de casais em Portugal: cerca de dois em cada dez casais tem dificuldades em conseguir engravidar em algum período da sua vida. Mas os problemas de infertilidade e os respetivos tratamentos são cada vez mais conhecidos, o que faz com que mais casais procurem atempadamente a ajuda médica necessária e consigam concretizar o desejo de ter filhos.
Saiba mais sobre os tratamentos que a podem ajudar a atingir uma gravidez com o seu parceiro:
As causas da infertilidade
Há várias causas de infertilidade, que podem dividir-se de igual forma entre problemas masculinos e femininos. Ainda assim, muitas causas continuam a ser desconhecidas.
A idade da mulher é, isoladamente, a maior determinante da fertilidade do casal. A partir dos 36-37 anos a diminuição do número de óvulos é mais acelerada e a partir dos 40 anos existe uma maior dificuldade em engravidar.
Os problemas masculinos explicam 35% das causas de infertilidade, destacando-se nestes casos, a existência de poucos espermatozoides ou de espermatozoides sem as características adequadas. Para além da diminuição do número de espermatozoides, pode haver baixa motilidade, diminuição de espermatozoides de morfologia normal ou mesmo ausência de espermatozoides.
Noutros 35% dos casos, o problema é feminino. O mais frequente é existirem perturbações da ovulação, mas a obstrução das Trompas de Falópio é também uma situação relativamente comum. As doenças do útero podem também contribuir para as causas de infertilidade, caso dos fibromiomas, anomalias congénitas na configuração e alterações da cavidade uterina, muco cervical desfavorável, endometriose e abortos de repetição devidos a alterações hormonais/imunitárias ou a malformações congénitas do útero.
Os restantes 30% dividem-se entre casos (20%) em que ambos os elementos do casal contribuem, em maior ou menor grau, para o problema da infertilidade e casos (10%) em que não se deteta qualquer razão aparente para a infertilidade, conhecida como infertilidade inexplicada.
Quando
procurar ajuda
Com uma maior divulgação de informação nos últimos anos tem diminuído o tabu e o estigma social que envolvem este tema e mais casais procuram mais rapidamente a ajuda necessária. A questão que surge, então, é saber quando procurar essa ajuda. Por regra, a infertilidade deve merecer investigação médica o mais tardar ao fim de um ano de vida sexual regular sem contracepção e sem se verificar gravidez. No caso dos casais em que a mulher tem mais de 35 anos ou se existe alguma patologia que condicione a fertilidade, a investigação deve começar a ser feita ao fim de um máximo de seis meses de vida sexual regular sem proteção.
O importante é saber procurar o tratamento adequado. Na AVA Clinic poderá encontrar o tratamento mais adequado à sua situação. Trabalhamos com uma equipa de médicos especialistas na área da Procriação Medicamente Assistida, com muitos anos de experiência, que se fazem acompanhar de enfermeiros, psicólogos e embriologistas, também com formação específica nesta área da saúde.
Testemunhos reais
Anabela
Sofia e Sérgio
Para falar com a nossa equipa sobre tratamentos de fertilidade, deixe os seus dados abaixo e entraremos em contacto assim que possível
Se quiser ser dador, por favor, visite esta página.