Chegado o dia da sua transferência embrionária, os embriologistas irão informá-la de quantos embriões de boa qualidade possuem em desenvolvimento. Na eventualidade de terem um maior número de embriões (de boa qualidade) do que aquele que pretendem transferir, então, a nossa equipa de laboratório irá criopreservá-los para uso futuro (preservação pelo frio através do método de vitrificação). Os embriões criopreservados mantêm-se intactos e no mesmo estado de desenvolvimento até que sejam descongelados e a maioria dos embriões (cerca de 95%) resiste na perfeição a este processo de congelamento e descongelamento.
Na AVA Clinic terá a possibilidade de escolher transferir um ou dois embriões. No entanto, iremos provavelmente aconselhá-la sobre o número ideal a transferir para que o objetivo principal seja obter uma gravidez e um parto saudáveis.
O procedimento de transferência é feito em bloco operatório mas, neste caso, não será necessária anestesia visto que é um processo praticamente indolor, sendo em tudo semelhante a um exame ginecológico. A transferência dos embriões para o seu útero é realizada através da introdução de um cateter muito fino pelo colo do útero e depositando, com a ajuda de uma sonda ecográfica, os seus embriões diretamente no local onde se deverão implantar para que a gravidez ocorra.