Os nossos
Testemunhos reais
Histórias de sucesso
Testemunhos reais
“Ao fim de 3 meses veio a melhor notícia da minha vida. Agora já não consigo imaginar-nos sem os nossos gémeos.”
Acredito que sou representativa de uma geração de mulheres que foi sucessivamente adiando o projecto de maternidade, devido a uma série de razões relacionadas, por um lado, com condicionalismos da própria vida e, por outro, com uma nova forma de encarar o desafio de ser mãe.
Durante alguns anos dei prioridade ao meu projecto académico e, depois, ao profissional. Tornei–me mais selectiva e as pessoas com quem me fui relacionando pareciam nunca preencher os meus requisitos. Em suma, as condições pareciam nunca estar reunidas. E o tempo foi passando. Depois vieram novos desafios profissionais e pessoais, decorrentes da minha mudança de país. E o tempo foi passando.
Somente aos 41 anos decidimos seriamente começar a tentar. Confesso que, nessa altura, já com baixas expectativas, que se iam alimentando de cada comentário relativo a uma mulher, conhecida de alguém, que foi mãe aos 40. A verdade é que os meus receios tinham fundamento e a dificuldade de engravidar já era evidente ao ponto de termos decidido procurar ajuda de peritos em fertilidade. Foi nessa fase que contactámos a AVA Clinic.
Esta foi, provavelmente, uma das fases mais complicadas da minha vida. Primeiro, a aceitação dos meus problemas de fertilidade, ao que se juntou algum sentimento de culpa pela espera excessiva. Depois, a tomada de consciência, fria, de que poderia objectivamente ser um projecto impossível…Embora, racionalmente, entenda que a maternidade não é determinante no sentido de realização de uma mulher, a verdade é que senti que, caso não viesse a superar esta situaçãoo, alguma coisa de muito importante ficaria por fazer na minha vida. A certa altura, a biologia parece sempre falar mais alto. Felizmente, a minha relação com o meu marido não foi afectada negativamente. Durante toda esta fase, conseguimos manter-nos próximos, o que foi determinante ao longo de todo este período.
A adopção, apesar de ter sido uma possibilidade nas nossas vidas, não se mostrava uma hipótese muito realista. Ouvíamos falar de listas de espera de 5 anos, com casais bem mais jovens. Ao fim de algum tempo, optámos por fazer uma Fertilização in Vitro (FIV), por recomendação médica. A probabilidade de engravidar não era elevada e existia a hipótese real de ter de repetir o processo, que, no meu caso, demorou cerca de 3 meses. Os procedimentos implicados na FIV implicam que tenhamos alguma coragem, pelo desgaste emocional a que estamos sujeitas durante todo o processo. O meu maior medo era ter de enfrentar mais uma decepção, já que a nossa resistência vai diminuindo. Mas existe apoio psicológico ao longo da aplicação dos procedimentos, que ajuda bastante. Mas o fundamental é mesmo acreditar.
Felizmente, não tive de me preocupar com questões acessórias, como as de carácter financeiro. Por já ter ultrapassado os 38 anos, tive de recorrer a uma instituição privada, mas isso não constituiu problema, contrariamente ao que acontece com outros casais que pretendem fazer uma FIV.
Ao fim de 3 meses veio a melhor notícia da minha vida. Agora já não consigo imaginar-nos sem os nossos gémeos. À imensa alegria de os termos connosco, depois de tão sonhados, junta-se um enorme sentimento de realização, típico das lutas vencidas. E é esta a mensagem que quero deixar a todos os casais que possam estar a enfrentar dificuldades semelhantes. Por muito complicado que seja o cenário, não deixem de explorar todas as possibilidades. No momento em que eles nascem, todas as dificuldades anteriores se apagam.
S.S. e P.C.
“A AVACLINIC permitiu realizar um dos sonhos da minha vida: ser mãe!”
Com um acompanhamento permanente e em estreita colaboração com o paciente, a AVACLINIC consegue realizar um tratamento personalizado, encontrando soluções específicas, mesmo nos casos mais difíceis.
Na AVACLINIC encontrei uma equipa que sabe aliar profissionalismo, competência, dedicação e empenho. Mas encontrei muito mais do que um corpo médico, deparei-me com uma equipa com a qual foram ultrapassadas as relações profissionais, e se estabeleceram relações pessoais, que ainda hoje continuam.
Um Bem-Haja a todos os que contribuíram para hoje eu ser mais feliz, com os meus dois filhos maravilhosos, Sofia e Pedro.
O meu Muito Obrigada a todos, mas com um carinho especial ao Drº Cândido Tomás, Drª Ana Sousa, Dr. António Pedro Oliveira, Dr. Paulo Vasco, Raquel e Heidi. Irei visitá-los sempre que possa.
E continuem a fazer pessoas felizes!!!
T.S.
“Dificilmente há palavras para descrever o trabalho da imensa e incansável equipa da AVA Clinic.”
Médicos, enfermeiros, rececionistas, embriologistas, todos todos, são fantásticos! Tornam um sonho “impossível” na mais doce realidade! Tratam cada paciente como um só, com todo o cuidado e atenção que naquela situação precisamos. Sentimo-nos o centro das atenções! Nunca tivemos a sensação de que éramos apenas mais um casal…
Desejo a todos os “pais”, sim porque com a AVA Clinic podem vir a ser pais, a força, coragem e motivação necessárias para procurarem ajuda junto dos que melhor a sabem dar. Grande equipa, obrigada a todos!
M.A. e B.A.
“Quando a notícia da infertilidade surgiu na nossa vida foi como se o mundo caísse inteiro aos nossos pés…”
Ser pais era para nós muito mais que um sonho…Fazia parte do nosso projeto de vida a dois. A AVA Clinic apareceu no nosso caminho numa busca desesperada por uma ajuda para resolver o nosso problema…e hoje reconhecemos que houve uma Mão Divina que nos colocou neste caminho.
O processo (ICSI) não foi fácil, mas graças ao elevado profissionalismo de toda a equipa da AVA Clinic tudo correu excelentemente bem, e o final desta história foi o mais feliz possível.
Existe no fado uma frase que marcou para sempre a nossa vida – ” Há dias que marcam a alma e a vida da gente…” – e os dias 01 e 14 de outubro de 2010 e o dia 23 de maio de 2011 são três datas que ficaram eternamente gravadas nas nossas vidas.
01 de outubro – Data de transferência dos embriões
14 de outubro – Data em que recebemos a notícia “PARABÉNS, ESTÁ GRÁVIDA”
23 de maio – Data de nascimento do nosso príncipe
Quando ouvimos o coração do nosso príncipe pela primeira vez não cabíamos em nós de alegria, e o coração queria mesmo explodir de felicidade.
Hoje temos um menino lindo, maravilhoso. Um filho muito desejado e muito amado!
Os nossos agradecimentos mais sinceros vão para toda a equipa da AVA Clinic, muito especialmente para o Dr. José Cunha, para o Embriologista Ricardo Miguel e para o Embriologista João Lourenço (o tio João).
Para além de a AVA Clinic nos ter proporcionado a realização do nosso maior sonho, pôs também no nosso caminho pessoas maravilhosas, amigos que entraram nas nossas vidas e jamais deixaremos sair, como é o caso do Embriologista João Lourenço, a quem hoje chamamos de Tio João. Se há no mundo pessoas com o coração do tamanho do mundo e capazes de fazerem milagres, essas pessoas trabalham na AVA Clinic.
Outro pilar fundamental neste processo foi a nossa família e os nossos amigos, que estiveram permanentemente ao nosso lado, nunca nos deixando perder a fé e obrigando-nos sempre a acreditar que DEUS existe e ele estava connosco nesta nossa caminhada.
Muito obrigado a todos!
Para finalizar, queremos deixar uma palavra de fé, coragem e esperança a todos os casais que, tal como nós, precisam de “ajuda” para tornar o sonho de ser pais realidade! Nunca baixem os braços…vão à luta! O resultado final será o vossos maior troféu…a vossa maior alegria!
Boa sorte para todos e muitas felicidades.
S.C. e S.P.
“Já lá vão 11 anos, que nasceu o Tomás, fruto de 10 anos de persistência, dor e essencialmente fé.”
Quando conseguimos um filho, coisa banal para a maioria dos mortais, é difícil de perceber o que vai no coração, de quem tem que passar, tanto, tanto. No nosso caso, foram muitos os tratamentos efectuados, que depois de algumas tristezas nos resultados, finalizaram em sucesso, com a vinda do nosso filho. A AVA Clinic foi o último local encontrado, depois de conhecer tudo e todos, e a esperança estar presa por um fio. Não esqueceremos NUNCA a dedicação, o carinho e a confiança, dos profissionais da clínica, transmitida ao logo do percurso que lá fizemos. Hoje, olhando para trás, reconheço que não foi nada fácil, mas o nosso final foi e continua a ser, a grande ALEGRIA da nossa vida.
M.A. e R.G.
“Mais que um sonho um projeto de vida tornado realidade…. É muito gratificante poder partilhar esta alegria imensa e poderosa…ser MÃE!”
Não foi um processo fácil e linear. Foi necessária a intervenção do Poder e Favor de DEUS e do empenho de profissionais maravilhosos e dotados que trabalham na AVA Clinic.
Chegámos à AVA com o coração despedaçado mas esperançoso. Já tínhamos passado por 2 gravidezes com um final triste e muito doloroso mas, o desejo de sermos pais era maior que qualquer dificuldade, lágrimas ou sofrimento.
Até ao dia em que recebemos a feliz notícia de que estava grávida, e que pudémos confirmar a mesma ouvindo esse som que nunca mais esquecerei… o bater do coraçãozinho do nosso AFONSO. Passámos por muitas etapas, dúvidas e receios mas valeu a pena não desistir. Passaria por tudo outra vez para poder testemunhar o final FELIZ desta caminhada… um lindo rapaz, um bebé muito sonhado, desejado e conquistado com fé, perseverança e muito empenho. Nada é impossível áquele que crê!
Queremos agradecer em primeiro lugar a DEUS pela dádiva maravilhosa que é sermos pais deste lindo e doce bebé e em segundo a todos os profissionais que com a sua dedicação, carinho e Saber nos permitiram passar por todo este processo (FIV) com coragem e esperança. Em especial ao Dr. José Cunha que sempre nos ajudou e orientou tornando todas as etapas expectantes, exequíveis e no final uma vitória alcançada. Por fim e não menos importante a toda a nossa família pelo suporte emocional . Nada é intransponível quando temos do nosso lado os melhores aliados… DEUS e aqueles que acreditam e trabalham para o mesmo objetivo… DAR VIDA À NOSSA VIDA.
Para finalizar deixar uma palavra de encorajamento e perseverança para todos os casais que desejam ser pais e ainda não conseguiram… Não desistam de lutar. O final será a vossa recompensa e maior alegria… perceber que tudo fizeram para alcançar o vosso sonho. Muito obrigada a todos.
S.C. e J.C.
“Depois de ter realizado o nosso sonho de casarmos, um sonho ainda maior estava por se realizar: o de ter um filho.”
Sonho que tardou por uma obstrução nas trompas. Por dois anos, isto tornou-se uma razão de angústia, mas nunca perdemos a fé em Deus e a esperança de realizar tal sonho. A esperança tornou-se realidade quando descobrimos a AVA Clinic Lisboa através do Google. Os médicos, enfermeiros e pessoal administrativo são super atenciosos e acima de tudo discretos. Fizeram-nos sempre crer que era possivel, tal como foi. Hoje somos muito gratos por ter o nosso Tesouro, lindo, saudável, inteligente e sempre sorridente. Filhote que se tornou o centro de nossas vidas. Agradecemos à AVA Clinic por ter nos ajudado a realizar nosso sonho e a Deus por ter iluminado e guiado os médicos e toda equipa da AVA. Nada foi por mero acaso!
N.S. e A.S.
“Há dias… muitas horas e momentos, em que um mero pensamento dá lugar a um sonho!”
Há sonhos que começam por “era uma vez”. E então as páginas cheias de palavras começam a virar-se e a aventura adensa-se, mais e mais. Batalhas aguerridas que se travam…num reino mais distante… Até que um dia a vitória surge, com a ajuda de duendes e fadas, e então toda a Luz volta para perdurar o sonho, agora real! É um “Tesouro”, envolto em amor profundo e Luz!
Aos nossos “Duendes e Fadas” da AVA Clinic agradecemos o amor com que nos trataram e o toque de sonho colorido que colocaram na nossa vida!
M.S e N.S.
“Agradecemos a toda a equipa AVA o carinho e o acompanhamento nesta luta de muitos casais … ter um filho.”
Um abraço especial para o Dr. José Cunha, um médico muito especial que nos seguiu em ambos os sucessos. Para nós foi médico e amigo, que nos dava força para seguir em frente quando estávamos mais em baixo… Enfim…. Vamos falar em coisas alegres… Dois sucessos AVA.
Um primeiro tratamento com sucesso no qual ganhámos o nosso primeiro filho, um menino que tem hoje quatro anos, e dois anos mais tarde de um segundo tratamento gémeos! Dois meninos que têm agora seis meses. Como costumamos dizer cá em casa saiu-nos o Euromilhões com o jackpot!
S.P. e P.P.
“Falar desta clínica e desta equipa é tão fácil.”
A primeira vez que entrei por essa porta (ainda nos restauradores) ia assustada e com apenas 24 anos pensei nunca ter de entrar numa clínica de infertilidade 🙁 em boa hora o fiz, a minha princesa já faz este ano 10 anos, tudo pelas mãos do Dr. Miguel Tuna que ainda hoje ela diz que e o doutor que a “meteu” na minha barriga. ❤️
Vocês são todos sem excepção uma equipa 5⭐ porque não há opção para escolher mais. Um bem hajam….e obrigada por me ajudarem a concretizar o meu sonho e ter a minha princesa na minha vida.
S.D.